Número total de visualizações de páginas

domingo, 20 de julho de 2014

MÃES DE ANJO



Até hoje nunca tinha ouvido esta expressão, quem me dera tê-la conhecido mais cedo, pois teria tido a explicação para tanto sofrimento... 

MÃES DE ANJO ...

Ao ler a "carta de um anjo para a sua mãe", que retirei do forum "de mãe para mãe" , revivi a dor do passado com tanta intensidade, como se a vivesse neste momento, falo por mim, mas tal como eu, infelizmente muitas "mães de anjo" conhecem a mesma dor. Depois do sentimento de culpa e revolta que nos invade, durante um tempo a nossa vida deixa de fazer sentido, queremos desaparecer deste mundo, ficamos sem chão e surge  a tal pergunta " mas porquê a mim", sofremos em silêncio, numa dor que quase ninguém entende, ouvimos palavras ocas, do estilo "és nova isso passa" , ou " deixa lá logo tens outro", ou "nem sequer era um bebé" como ouvi do meu próprio médico ... pois posso dizer, que esta dor não passa, aprendemos simplesmente a viver com ela, muitas vezes revivida em certos momentos da vida, por mim falo mais uma vez, não passa, doí muito e sempre vai doer, a dor da perda insubstituível, sim um bebé não substitui outro, nunca na vida, e sim, é um bebé a partir do momento que o temos dentro de nós , e estas são as palavras mais cruéis, que podemos ouvir nesta hora, nunca vou esquecer aquele dia, mesmo sendo "mãe de anjo", não vai fazer diminuir a minha dor, mas posso hoje dizer que talvez tenha encontrado uma razão para o sucedido. Durante um ano chorei muitas vezes por dia, e todas as noites, num dia estava gravida, no outro deixei de estar, zanguei-me com Deus, como não podia zangar , levou-me "aquilo " que mais queria, por mais palavras que ouvisse nenhumas chegavam ao meu coração, felizmente, quando finalmente tive coragem de falar no assunto e sem chorar, foi no forum de "mãe para mãe", um ano e meio depois, onde toda a gente fala a mesma língua, e sabem ouvir e dar a resposta que tanto precisamos no momento, e percebi, não acontece só a mim, mas a muitas outras mães, que lutam para ter os seus bebés todos os dias. Foi muito difícil aprender a viver com a minha dor, mas não era só a minha dor, que injusto pensar que é uma dor só nossa, também é uma dor do nosso companheiro, dos avós, daqueles que nos amam, apenas vivida de outra maneira, mas não é igual à nossa pois não? O sentimento de ter vida dentro de nós, é inigualável a qualquer outro, o mesmo se nos for arrancado bruscamente. Encontrei palavras de conforto e carinho dadas por pessoas que nem conhecia, mas falavam a mesma língua que eu, não que me sentisse melhor, por alguém ter passado pelo mesmo que eu, mas sim por saberem aquilo que eu estava a passar . Tenho duas grandes amigas minhas de coração mesmo sem as conhecer, que me ajudaram muito na minha recuperação. Sempre pensei que era um castigo, pois um dia engravidei e não pude ter o meu bebé, culpa que vou carregar a vida inteira, pensei que pagava por esse erro, e esta sim uma dor de culpa e ao mesmo tempo raiva de mim, julgo-me a mim mesma e por muito tempo que passe não me vou perdoar... por esse motivo durante muito tempo pensei que Deus me tinha dado esta pena tão  severa  por isso, como fui injusta com Deus, o destino fechou-me uma porta , mas Deus abriu -me uma janela , hoje sou mãe , amo a minha filha a cima de tudo é a minha vida e por ela dou a minha própria vida  se for preciso, mas nunca vou esquecer o bebé que nunca pude conhecer, ou aquele que duma maneira ou de outra eu não quis conhecer. Deixo então ficar a carta de "um anjo para a sua mãe", para que muitas mães que tal como eu saibam encontrar algum conforto nas palavras de um anjo... não sofram em silêncio falem com quem vos saiba ouvir ...e faço assim a minha homenagem às pessoas que lutam por esta causa...e aquelas que sofrem diariamente por esta perda mas que mesmo assim nunca desistem do seu sonho...  

 Ler sempre que se sentir muito triste.
"Mãe, será que consegues ouvir a voz do teu Anjo?
Por que pensas que eu parti, quando estou mais perto do que imaginas?
O que me separa de ti, mãe, é apenas a matéria, pois o nosso espírito está ligado pelo amor eterno.
Mãe, se soubesses como estou feliz... como é lindo o céu, não lamentarias a minha ausência. Eu apenas estou onde todos um dia estarão, pois todos retornarão para Deus. Alguns anjinhos retornam mais cedo para casa e outros um pouco mais tarde, mas todos retornam quando o Pai do Céu os chama de volta. Sabias que tens muitos outros anjos a teu lado? Mas eles não têm asas, mas são chamados de amigos que vêm para te consolar e enxugar as tuas lágrimas.
Sempre que te vejo a chorar, mãe, entristeço-me, pois sei que não estás a ser submissa à vontade de Deus. O que te faz pensar que Deus não sabe o que faz? Será que Deus seria tão injusto assim contigo? É claro que não. Um dia saberás toda a verdade que está acima dos céus e então entenderás o motivo de tudo isto, mas quero que saibas que nós anjos, quando partimos,deixamos sempre uma mensagem de luz, talvez precises de te tornar uma pessoa melhor...
Sofrer é uma opção de vida, mãe, podes escolher ser feliz ou chorar a vida toda, nada do que faças poderá reverter a decisão tomada por Deus. Uma palavra lançada jamais retorna para onde veio, quanto mais uma vida ceifada no seu devido tempo.
Mãe, não quero que penses que eu mesmo retornarei para o teu ventre, mas virá outro anjinho que será tão amado como eu fui. Recebe-o com carinho, mas nunca penses que ele sou eu.
Mãe, eu sou o teu anjo e sempre serei, mas quero que vivas cada dia intensamente. Para quê perder tempo a chorar, se a vida é tão curta? Transforma os teus dias cinzentos em dias mágicos, coloridos, permite-te ser feliz, corre atrás dos teus sonhos e certamente eles se tornarão realidade.
De nada adianta parares no tempo, ficar a chorar sobre a minha sepultura, pois eu já não estou lá, estou no Céu, no colo de Deus. Faz a minha vontade, mãe, segue em frente, pois a vida continua, quero que sejas forte, por mim...
Mensagem do teu anjo,
O teu amor eterno."


17 comentários:

  1. Me sinto como vc se sentia e essa dor não vai passar...gestação perfeita td certo e por um descolamento d placenta deu tudo errado meu filho nasceu e só ficou nessa terra por 2 dias e meio...nao consigo aceitar msm depois d ler essa carta...chorei ao ler e tento aceitar mas esta muito difícil faz apenas 15 dias q meu pequeno partiu...

    ResponderEliminar
  2. Me sinto como vc se sentia e essa dor não vai passar...gestação perfeita td certo e por um descolamento d placenta deu tudo errado meu filho nasceu e só ficou nessa terra por 2 dias e meio...nao consigo aceitar msm depois d ler essa carta...chorei ao ler e tento aceitar mas esta muito difícil faz apenas 15 dias q meu pequeno partiu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida mamã como consigo perceber essa dor, a dor e revolta não vai passar nunca, mas vai conseguir aprender a viver com ela , eu durante um ano nem conseguia sequer falar no assunto, e certos comentários doíam muito, porque só quem passa pelo mesmo consegue compreender esse sofrimento, mas esta carta ajudou-me muito, senti-me melhor, é claro que aquela famosa pergunta que fazemos a nós mesmas nunca terá resposta, "porquê eu?", não sei se me sinto uma pessoa melhor, mas sei que durante muito tempo fiquei amargurada e sofrida revoltada com tudo até com Deus, era o meu bebé tão desejado, mas hoje tenho uma filha linda que me faz muito feliz, é claro que um bebé não substitui outro , nunca, mas é certo que ocupa o vazio que ficou dentro de si ... acredito que com o tempo comece a superar essa dor, não digo que vai ser fácil, não não vai mesmo , eu bati no fundo , mas consegui por isso a mamã também vai conseguir ! 😘
      O que mais detestava era quando me diziam "força ", mas qual força onde estava ela , por isso não lhe digo isso a si também Jana, digo apenas não desista do seu sonho que ele se vai realizar

      Eliminar
    2. Querida mamã como consigo perceber essa dor, a dor e revolta não vai passar nunca, mas vai conseguir aprender a viver com ela , eu durante um ano nem conseguia sequer falar no assunto, e certos comentários doíam muito, porque só quem passa pelo mesmo consegue compreender esse sofrimento, mas esta carta ajudou-me muito, senti-me melhor, é claro que aquela famosa pergunta que fazemos a nós mesmas nunca terá resposta, "porquê eu?", não sei se me sinto uma pessoa melhor, mas sei que durante muito tempo fiquei amargurada e sofrida revoltada com tudo até com Deus, era o meu bebé tão desejado, mas hoje tenho uma filha linda que me faz muito feliz, é claro que um bebé não substitui outro , nunca, mas é certo que ocupa o vazio que ficou dentro de si ... acredito que com o tempo comece a superar essa dor, não digo que vai ser fácil, não não vai mesmo , eu bati no fundo , mas consegui por isso a mamã também vai conseguir ! 😘
      O que mais detestava era quando me diziam "força ", mas qual força onde estava ela , por isso não lhe digo isso a si também Jana, digo apenas não desista do seu sonho que ele se vai realizar

      Eliminar
    3. Leio e releio está carta e fico à imaginar ,minha anjinha que se foi a três meses com sete meses de vida , e me fortalece.
      Obrigada

      Eliminar
  3. Querida Fernanda , não consegui mandar mensagem para o seu mail, por isso deixo a msg aqui na esperança que a consiga ler ...

    Não há como ficar indiferente a estas situações, gostava de poder dizer algo mais para a ajudar, mas também sei que tudo o que diga em nada vai aliviar esse sofrimento, gostava de dizer que tudo vai passar , mas não vai minha querida essa dor fica para a vida, mas com o tempo vai aprender a lidar com ela , posso dizer que um bebé nunca substitui outro , mas ajuda muito a atenuar esse sofrimento que ás vezes parece não ter fim, eu durante um ano isolei-me, nem conseguia sequer falar no assunto, doía muito mesmo, pois um dia estava gravida e no outro deixei de estar, perdi a minha bebe com 12 semanas, poderia dizer que doí menos por ser pouco tempo, mas não não doí menos, somos mães logo que sabemos que o vamos ser, esse pequeno ser já é parte do nós , e saber que nunca o vamos poder ter nos braços doí ainda mais , nem vou dizer força Fernanda , pois isso deixa-me ainda mais irritada, força como onde a vou buscar se só aparecia desaparecer , mas sim Fernanda há um dia que vamos buscar forças onde pensamos já não as ter, e olhe eu zanguei-me muito com a vida e com Deus "porquê eu ", aquela pergunta que a toda a hora surge na nossa mente, mas alguém me disse , que Deus só nos dá aquilo que conseguimos aguentar, não sei se faz algum sentido para si mas para mim começou a fazer e de certa forma deu-me alguma força cá dentro. O que me ajudou muito mesmo foi falar com pessoas que passaram pelo mesmo, pois só essas pessoas sabem aquilo mesmo que estamos a passar, não deixe de fazer o seu luto, ajuda muito Fernanda pense que agora é mãe de um anjo que agora olha por si algures , há um forum não sei se conhece "de mãe para mãe" aí vai encontrar sempre uma palavra amiga, a família ajuda como pode, mas olhe que aqui mesmo sem conhecer ninguém tive apoio de pessoas fabulosas . É importante não guardar tudo para si . Já agora este é o meu mail fico ao dispor sempre que precisar de um ombro amigo

    um beijinho grande Fernanda e obrigada por ver o meu blog

    Elsa Guerreiro (75empg@gmail.com)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obriga pelo apoio e carinho vc tbm beijinhos Elsa guerreiro

      Eliminar
  4. Faz 7 meses e a dor não passa mesmo to tentando viver sem meus anjos mas saber que hoje e igual a ontem e amanhã será como hoje doi de mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nunca imaginei que um dia estaria aqui, compartilhando a mesma dor ,se pudesse ,estaria ai agora para poder nos abraçar, pois não tenho palavras para nos confortar, apenas um abraço

      Eliminar
  5. Sinto muito querida. ..mas o que não nos mata só nos fortalece

    ResponderEliminar
  6. gostaria apenas de um abraço amigo,não engravido, por conta da idade,foi um acidente maravilhoso em seis anos e em apenas oito semanas minha vida se transformou em sonhos,pra depois desabar,ninguem, compreendeu tanta dor , eram apenas oito semanas, nem meu marido, o que é muito triste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, como lamento saber que mais uma Mãe perdeu o seu bebé, que os seus sonhos se desvaneceram na dor, é complicado essa dor que só entende quem por ela passa, para os de fora nada diz, logo passa é o que dizem , mas não passa, vamos nos habituando a viver com ela, apesar de tudo ter uma finalidade para nós não faz qualquer sentido. Mas faça o seu luto, zangue-se com o mundo com Deus , que um dia verá que aprende a viver com tudo isso, mas sobretudo não desista de sonhar
      Boa Sorte querida

      Eliminar
  7. Mas nesta e em dores semelhantes não há mesmo palavras que confortem, muitas vezes o silêncio alivia um pouco mais , mas ajuda muito falar com pessoas que passaram pelo mesmo, porque acredite há muitas, não acontece só a nós a mim ajudou muito, participar num forum " de mãe para mãe" não sei se conhece, lá todas conhecem bem o sentimento pelo qual está a passar, de certeza que a ajuda a si também ... tente!

    ResponderEliminar
  8. Tbm perde um anjo a três anos atraz tive que tira pq estava sem vida foi muito triste era uma gravidez rara sofri muito sai do trabalho tive depressão fui obrigada a fazer dois anos de tratamento severo pq se eu quisesse ter outro bb os médicos disseram daí depois de dois anos os médicos me liberaram para tentar de novo dai por um milagre descobrir que estava grávida fiquei com medo de acontecer tudo de novo mais graças a Deus deu tudo certo so que descobri que por causa da outra gestação ele ia nascer cim as pernas e os pés tortos chorei quando vi então chegou o dia do nascimento dele ( Henzo ) nascer e quando vi ele nos meus braços chorei muito de alegria agradeci a Deus por tudo hj ele estar com 7 meses estou feliz mais ainda me lembro muito do outro bb espero que está mensagem conforte outras mães

    ResponderEliminar
  9. Doe muito eu tenho um.anjo meu miguel que foi escolhido por deus no meu 7 meses de gestaçao miguel o que falar um sonho lindo ate hoje nao entendo por que eu meu 1 filho foi tao dificio engravidar tava tudo certo minha gestaçao perfeita mas um dia em uma consulta de pre natal descobri que o coraçao do meu bb ja nao batia meu mundo desabou ...me revoltei com deus por que eu que amava tanto meu filho enquanto outras mae que jogava seu filho fora deus permitia que elas tivesse e nao eu me resoltei tanto ate hj doe muito faz 3 anos que tenho meu anjo mas ate hj me pergunto por que eu daria tudo por ele meu amado miguel meu anjo ...meu coração chora tanto

    ResponderEliminar
  10. Já se fizeram dois anos desde q perdi meu anjinho lindo. esses dias estou lembrando recordando a dor de como tudo aconteceu da luta dele e nossa.hoje eu entendo q o melhor para ele e para nós foi a partida dele dói muito nunca passa so vivemos só remos q viver pelas pessoas q ainda estão aqui. a dor de ver o sofrimento de um filho bebê sofrendo morrendo e não poder fazer nada eé algo aterozante doido .meu bebê moreu vitima de um câncer raro e devastador ouvir palavras de todas as formas de médicos e pessoas q não tem sentimentos. mas hoje eu tento ter uma outra visão. ei estive com meu filho no nascimento e na morte ate o ultimo suspiro. nao desejo a ninguém a dor q passei e passo. mas sei q não e somente eu existe muitas mães guerreiras e sofredoras. me revoltei tanto com Deus ele foi planejado tão amado esperado . tengo ima filha de 12 anos ela queria tanto um irmão e teve somente 9 meses. mas nada e como nossa vontade e tudo vontade dele.

    ResponderEliminar
  11. Querida mamã é com muita dor que leio hoje o seu comentário, não é justo de todo alguém ter de passar por atroz sofrimento, por mais que tente nunca encontrarei palavras que lhe tragam algum consolo, ninguém consegue. ..mas sempre ouvi dizer que as pessoas só morrem quando as esquecemos, sei que enquanto viveu, o seu coração tirou fotos de todos os momentos, e hoje recorda todos os dias com muita dor ,nas sobretudo com muito carinho, pois teve o prazer de o poder conhecer, ele levou o melhor de si, teve o carinho de uma mãe que o amou todos os dias da sua vida, e amará sempre, fez o seu melhor, é mãe e sempre será hoje tem algures no céu alguém que olha por si, não deveria nunca de ser assim é contra a lei da vida, não sei se algum dia vai conseguir aprender a viver com essa dor, mas quem sabe um dia apenas se transforme em carinho e saudade, e algures na vida e na sua princesa encontre razões para continuar a viver porque é mãe e sempre será. ..um beijinho grande com carinho

    ResponderEliminar