Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 16 de julho de 2014

CONTOS, LENDAS E PARÁBOLAS





Resolvi colocar aqui no meu blog alguns contos, parábolas e algumas lendas que escolhi, que para mim duma maneira ou de outra nos transmitem alguns ensinamentos para as nossas queixas diárias , hoje em dia queixamos de tudo e falo por mim, desperdiçamos o nosso tempo mais precioso a lamentar nos da vida,  se olharmos à nossa volta, em algum lugar deste mundo, haverá sempre alguém pior que nós, a quem a vida ensinou a viver com o que perdera, porque não aprender a viver com o que temos antes que a vida nos ensine a nós também ! 



Viver como as flores


Era uma vez um jovem que caminhava ao lado do seu mestre. Ele perguntou:
- Mestre, como faço para não me aborrecer? Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes, outras mentirosas... sofro com as que caluniam...
- Pois viva como as flores! - advertiu o mestre.
- Como é viver como as flores? - perguntou o discípulo.
- Repare nestas flores - continuou o mestre - apontando lírios que cresciam no jardim. Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o fresco de suas pétalas...
É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros nos importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora... Não se deixe contaminar por tudo aquilo que o rodeia... Assim, você estará vivendo como as flores!



Defeito ou qualidade?
 
Todos os dias um empregado ia a uma fonte buscar água para a casa. Levava uma vara ao pescoço com dois grandes potes, um de cada lado. Um dos potes tinha uma racha e pelo caminho perdia metade da água. Um dia o pote falou com o homem:
- Estou envergonhado, quero pedir-te  desculpas.
- Por quê? Do que estás envergonhado?
- Por causa desta racha apenas consigo entregar metade da minha carga. Tu andas de um lado para o outro e os teus esforços não são compensados.
O homem falou:
- Quando retornarmos para a casa do meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho.
- Já notaste que no teu lado do caminho há muitas flores? E só há flores do teu lado. Cada dia que voltamos do poço, com a água que perdes regas as flores. Eu colho essas flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Se não fosses como és, ele não poderia ter essas belezas para dar graça à sua casa. 


A lenda do monge e do escorpião 
Monge e discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido à dor, o homem deixou-o cair novamente no rio. Foi então a margem tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou. Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.
- Mestre, deve estar doendo muito! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda! Picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão!
O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu:
- Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha.


A Divindade dos Homens
 
Houve um tempo em que todos os homens eram deuses. Mas eles abusaram tanto de sua divindade que Brahma, o mestre dos deuses, tomou a decisão de lhes retirar o poder divino. Resolveu então escondê-lo em um lugar onde seria absolutamente impossível reencontrá-lo. O grande problema era encontrar um esconderijo. Brahma convocou um conselho dos deuses menores, para juntos resolverem o problema.
- Enterremos a divindade do homem na terra, foi a primeira ideia dos deuses.
- Não, isso não basta, pois o homem vai cavar e encontrá-la.
Então os deuses retrucaram:
- Joguemos a divindade no fundo dos oceanos.
Mas Brahma não aceitou a proposta, pois achou que o homem, um dia iria explorar as profundezas dos mares e a recuperaria. Então os deuses concluíram:
- Não sabemos onde escondê-la, pois não existe na terra ou no mar lugar que o homem não possa alcançar um dia.
Brahma então se pronunciou:
- Eis o que vamos fazer com a divindade do homem: vamos escondê-la nas profundezas dele mesmo, pois será o único lugar onde ele jamais pensará em procurá-la.
Desde esse tempo, conclui a lenda, o homem deu a volta na terra, explorou escalou, mergulhou e cavou, em busca de algo que se encontra nele mesmo.
 
   


O LENHADOR E A RAPOSA
        Um lenhador acordava todos os dias às 6 horas da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, só parando tarde da noite. Ele tinha um filho lindo de poucos meses e uma raposa, sua amiga, tratada como bichano de estimação e de sua total confiança. Todos os dias, o lenhador — que era viúvo — ia trabalhar e deixava a raposa cuidando do bebê. Ao anoitecer, a raposa ficava feliz com a sua chegada.

     Sistematicamente, os vizinhos do lenhador alertavam que a raposa era um animal selvagem, e, portanto, não era confiável. Quando sentisse fome comeria a criança. O lenhador dizia que isso era uma grande bobagem, pois a raposa era sua amiga e jamais faria isso. Os vizinhos insistiam: Lenhador, abra os olhos! A raposa vai comer seu filho. Quando ela sentir fome vai devorar seu filho!

      Um dia, o lenhador, exausto do trabalho e cansado desses comentários, chegou à casa e viu a raposa sorrindo como sempre, com a boca totalmente ensanguentada. O lenhador suou frio e, sem pensar duas vezes, deu uma machadada na cabeça da raposa. A raposinha morreu instantaneamente. 

     Desesperado, entrou correndo no quarto. Encontrou seu filho no berço, dormindo tranquilamente, e, ao lado do berço, uma enorme cobra morta.


Asas Para Voar

Certo dia, um anjo ajoelhou-se aos pés de Deus e falou:
- Senhor... Visitei sua criação como pediu. Fui a todos os cantos, para tentar entender. Por quê? Por que cada uma das pessoas sobre a terra tem apenas uma asa? Nós anjos temos duas asas... Podemos ir até o amor que o senhor representa sempre que desejarmos. Podemos voar para a liberdade sempre que quisermos. Mas os humanos apenas uma única asa não podem voar.
E Deus respondeu:
- Eles podem voar sim meu anjo. Dei aos homens apenas uma asa para que eles pudessem voar mais e melhor que Eu ou vocês meus arcanjos... Para voar, meu amigo, você precisa de suas duas asas... Embora livre, sempre estará sozinho. Talvez da mesma maneira que Eu... Mas os humanos... Os homens com sua única asa precisarão sempre dar as mãos para alguém a fim de terem suas duas asas. Cada um deles tem na verdade um par de asas... Uma outra asa em algum lugar do mundo que completa o par. Assim eles aprenderão a respeitarem-se, pois ao quebrar a única asa de outra pessoa pode estar acabando com as suas próprias chances de voar. Assim meu anjo, eles aprenderão a amar verdadeiramente outra pessoa... Aprenderam que somente permitindo-se amar eles poderão voar. Tocando a mãos de outra pessoa em um abraço correto e afetuoso eles poderão encontrar a asa que lhe falta... E poderão finalmente voar. Somente através do amor irão chegar até onde estou... Assim como você meu anjo. E eles nunca estarão sozinhos quando forem voar.

(Pela transcrição de Antonio Carlos).


Deus e Uma Criança

Uma conversa de uma criança pronta para nascer com Deus:
- Dizem-me que estarei sendo enviado a Terra amanhã... Como eu vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso?
E Deus disse:
- Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você.
- Mas Senhor, diga-me, aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?
- Seu anjo cantará e sorrirá para você... A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz.
- Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?
- Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar.
- E o que farei quando eu quiser Te falar?
- Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar.
- Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?
- Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida.
- Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais.
- Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e Eu estarei sempre dentro de você.
Nesse momento havia muita paz no Céu, mas as vozes da Terra já podiam ser ouvidas. A criança, apressada, pediu suavemente:
- Oh Meu Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me, por favor, o nome do meu anjo.
- O seu anjo se chamará... MÃE!

As Coisas Nem Sempre São o Que Parecem

Certa vez, dois anjos viajantes passaram a noite na casa de uma família muita rica. O casal, como era rude, não permitiu que os anjos ficassem no quarto de hóspedes, mas no sótão da mansão. À medida que faziam à cama no duro piso, o anjo mais velho viu um buraco na parede e o tapou. O anjo novo quis saber o motivo. O anjo mais velho respondeu:
- As coisas nem sempre são o que parecem.
Na noite seguinte, os dois anjos foram descansar na casa de um casal muito pobre. O marido e a esposa compartilharam a pouca comida que tinham e, depois cedeu sua cama para que os anjos pudessem dormir tranquilamente. Quando amanheceu, os anjos encontraram o casal banhado em lágrimas. Choravam pela morte da única vaca que tinham cujo leite proporcionava a entrada de algum dinheiro. Furioso, o anjo mais novo perguntou ao mais velho:
- Como você permitiu que isso acontecesse? O primeiro casal tinha tudo e, no entanto, o ajudou. Já esta pobre família, disposta a compartilhar, você deixou que a vaca morresse?
- As coisas nem sempre são o que parecem.
Respondeu novamente o anjo mais velho. Depois completou:
- Quando estávamos no sótão da mansão, notei que havia ouro no buraco da parede, mas como o proprietário era obcecado pela avareza e não estava disposto a compartilhar sua boa sorte, fechei o local de modo que nunca mais ele o encontraria.
O anjo mais velho continuou com sua explicação:
- Quando dormíamos na casa da família pobre, o anjo da morte veio em busca da mulher do agricultor e eu lhe dei a vaca em seu lugar. As coisas nem sempre são o que parecem.
Nem sempre as coisas saem da maneira como esperamos. Mas acontecem, às vezes, para nos beneficiar, e só compreendemos isso mais tarde.

Lenda árabe

Uma lenda oriental sobre a reacção aos actos dos outros.

Diz uma linda lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em determinado
 ponto da viagem discutiram. 
O outro, ofendido, sem nada a dizer, escreveu na areia:
Hoje, o meu melhor amigo bateu-me no rosto.

Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se.
 O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se sendo salvo pelo amigo. 
Ao recuperar pegou um estilete e escreveu numa pedra:
Hoje, o meu melhor amigo salvou-me a vida.

Intrigado, o amigo perguntou:
Porque é que quando te bati, escreveste na areia e agora escreveste na pedra? 
Sorrindo, o outro amigo respondeu: "Quando um grande amigo nos ofende, 
devemos escrever na areia onde o vento do esquecimento e do perdão se 
encarregam de apagar; porém quando nos faz algo grandioso, deveremos 
gravar na pedra da memória do coração onde vento nenhum do mundo poderá apagar".


O FRIO QUE VEIO DE DENTRO

Seis homens ficaram bloqueados numa caverna por uma avalanche 
de neve. 
 Teriam que esperar até o amanhecer para poderem receber socorro.
Cada um deles trazia um pouco de lenha e havia uma pequena
 fogueira ao redor da qual eles se aqueciam. Se o fogo apagasse -
 eles o sabiam, todos morreriam 
de frio antes que o dia clareasse. Chegou a hora de cada um colocar sua
 lenha na fogueira.
 Era a única maneira de poderem sobreviver.
O primeiro homem era um racista. Ele olhou demoradamente para 
os outros cinco e descobriu que um deles tinha a pele escura. 
Então ele raciocinou consigo mesmo:
- "Aquele negro! Jamais darei minha lenha para aquecer um negro.
" E guardou-as protegendo-as dos olhares dos demais.
O segundo homem era um rico avarento. Ele estava ali
 porque esperava receber 
os juros de uma dívida. 
Olhou ao redor e viu um círculo em torno do fogo ,
 um homem da montanha, que trazia sua pobreza no aspecto 
rude e nas roupas velhas e remendadas. 
Ele fez as contas do valor da sua lenha e enquanto
 mentalmente sonhava com o seu lucro, pensou:
- "Eu, dar a minha lenha para aquecer um preguiçoso?"
O terceiro homem era o negro. Seus olhos faiscavam de ira
 e ressentimento.
 Não havia qualquer sinal de perdão ou mesmo aquela superioridade 
moral que o sofrimento ensinava. Seu pensamento era muito prático:
- "É bem provável que eu precise desta lenha para me defender. 
Além disso, eu jamais daria minha lenha para salvar aqueles que 
me oprimem".
 E guardou suas lenhas com cuidado.
O quarto homem era o pobre da montanha. 
Ele conhecia mais do que os outros os caminhos, os perigos e os
 segredos da neve.
Ele pensou:
- "Esta nevasca pode durar vários dias. vou guardar minha lenha."
O quinto homem parecia alheio a tudo. Era um sonhador. 
Olhando fixamente para as brasas. 
Nem lhe passou pela cabeça oferecer da lenha que carregava.
Ele estava preocupado demais com suas próprias visões 
(ou alucinações?) 
para pensar em ser útil.
O último homem trazia nos vincos da testa e nas palmas 
calosa das mãos, os sinais de uma vida de trabalho. 
Seu raciocínio era curto e rápido.
- "Esta lenha é minha. Custou o meu trabalho. 
Não darei a ninguém nem mesmo 
o menor dos meus gravetos."
Com estes pensamentos, os seis homens permaneceram imóveis.
 A última brasa da fogueira se cobriu de cinzas e finalmente apagou.
Ao alvorecer do dia, quando os homens do Socorro chegaram à caverna 
encontraram seis cadáveres congelados,cada qual 
segurando um feixe de lenha.
 Olhando para aquele triste quadro, o chefe da equipe de Socorro disse:


- "O frio que os matou não foi o frio de fora, mas o frio de dentro."


Um dia aprendemos que ...

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a subtil diferença, 
entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa 
apoiar-se, que companhia nem sempre significa segurança, e começa a aprender 
que beijos não são contratos, e que presentes não são promessas.
Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, 
com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança; aprende a
 construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto
 demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por 
muito tempo, e aprende que não importa o quanto você se importe, 
algumas pessoas simplesmente não se importam... aceita que não importa
 quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa
 perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais, e 
descobre que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos
 para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se
 arrependerá pelo resto da vida; aprende que verdadeiras amizades continuam
 a crescer mesmo a longas distâncias, e o que importa não é o que você tem na vida, 
mas quem você tem na vida, e que bons amigos são a família que nos permitiram 
escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que
 eles mudam; percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa,
 ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de
 você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos 
com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, 
mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se 
deve compará-los com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que 
se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. 
Aprende que não importa onde já chegou, mas onde se está indo, mas se você
 não sabe para onde está indo qualquer lugar serve. Aprende que ou você controla
 seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco 
ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma
 situação, sempre existem dois lados. Aprende que heróis são pessoas que 
fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências.
 Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute 
quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se; 
aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se
 teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou; 
aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha; aprende 
que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens; 
poucas coisas são tão humilhantes... e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando se está com raiva se tem o direito de estar com raiva, 
mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém
 não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém
 não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, 
mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. 
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém; 
algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
 Aprende que com a mesma severidade com que julga, você 
será em algum momento condenado. Aprende que não importa
 em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não
 pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo
 que possa voltar para trás, 
portanto, plante seu jardim e decore sua alma ao invés de esperar
 que alguém lhe traga flores, e você aprende que realmente pode suportar... 
que realmente é forte e que pode ir muito mais longe depois de pensar que
 não se pode mais.
Descobre que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! 
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos 
conquistar, se não fosse o medo de tentar.

Veronica Shoffstall





Sem comentários:

Enviar um comentário